Pátio do bloco de salas de aula

Administração

Docentes

Alan Francisco Carvalho Pereira

Mestre em economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em economia pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). Professor Assistente A com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Professor formador da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (SEaD/Univasf). Tem experiência nas áreas de economia agrícola e engenharia financeira.

Lattes
Alex Vieira Alves

Possui graduação em DIREITO pela Universidade do Estado da Bahia (2002). É Professor de Direito da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e direito do Consumidor. É pós-graduado em Processo Civil e Direito Tributário.

Lattes
Ana Cristina Gonçalves Castro Silva

Docente do Colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e avadivadora do sistema nacional de avadivação do ensino superior do Ministério da Educação (MEC/INEP). Doutora em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Engenharia Mecânica [2008 - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE]. Engenheira de produção mecânica [2004 - Faculdades Integradas Ipitanga em parceria com o SENAI] e Técnica em refrigeração e ar condicionado [1998 - CEFET/PE]. Atuou como Anadivsta de Processos Tecnológicos no SENAI-CIMATEC (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) no Setor de Gestão da Produção/Logística como Docente em cursos de Tecnologia e Engenharias, além de consultorias para organizações industriais. Atuou como Engenheira de Produção na Indústria e Gerente de Fábrica. Atuou também como Coordenadora/Supervisora de Manutenção em Empresas de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, com ênfase em Gestão da Produção, Quadivdade, Produtividade e Engenharia de Manutenção.

Lattes
Ângelo Antônio Macedo Leite

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: PCP, APLs, Organização do Trabalho, Educação e Tecnologia.

Lattes
Antônio Pires Crisostomo

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Vale do São Francisco, coordenador do curso de Engenharia de produção, atuando nas áreas de Planejamento da Produção, Pesquisa Operacional e Controle Estatístico da Quadivdade.

Lattes
Beto Rober Bautista

Possui graduação em Matematica pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos (1987), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor 3 grau da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais.

Lattes
Carlos Antônio Freitas da Silva

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Lattes
Edson Tetsuo Kogashi

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pelo Centro Universitário FEI (1986), mestrado em Gerenciamento de Tecnologias Limpas pela Universidade Federal da Bahia (2008) e especialização em Administração de Serviços pela Universidade Federal da Bahia (2002). A partir de 2014, Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) atuando no colegiado de engenharia de produção na área de simulação de processos produtivos e logística. De 2010 à 2014 Professor no Centro Universitário Estácio - FIB para turmas de graduação em engenharia mecânica e de produção lecionando materiais de construção mecânica, máquinas hidráulicas, sistemas hidráulicos e pneumáticos, máquinas de fluxo, processos de fabricação I e II, fadiga, gerenciamento da manutenção, logística e engenharia de métodos. Atuação de 1986 a 2014 na área industrial sendo. Entre 1997 e 2014 no Grupo Paranapanema S.A. (Caraíba Metais) na coordenação de manutenção e gestão de contratos de serviços de infra-estrutura, de 1994 à 1997 na gerência de operações pela Ticket Grupo de Serviços Divisão - Infra 4, no gerenciamento de serviços de infra-estruturas para empresas do pólo petroquímico de Camaçari/BA, entre 1988 e 1994 na área de planejamento da obra de ampliação da unidade Eteno II da COPENE (atual Brasken) e setor de manutenção da CEMAN, Central de Manutenção de Camaçari (atual ABB) e de 1986 à 1988 em obras e paradas de manutenção em refinarias, fábricas de papel e celulose.

Lattes
Fabiana Gomes dos Passos

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2010) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE (2008). Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Pesquisa Operacional pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2013). Atualmente, exercendo a função de Professora Assistente A na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF das disciplinas: Pesquisa Operacional e Logística de Distribuição nos cursos de Engenharia de Produção e Administração.

Lattes
Fernanada Santos dos Anjos

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2002) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor assistente da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química do estado condensado e química analitíca, atuando principalmente nos seguintes temas: membranas de quitosana, cinética de adsorção, termoquímica de adsorção, quitosana, adsorção de corantes, remoção de metais pesados e corantes de águas.

Lattes
Francisco Alves Pinheiro

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é colaborador no grupo dinamizador seguramente da Associação Portuguesa para a Qualidade e professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, agrotóxico, certificação, higiene e segurança do trabalho.

Lattes
Francisco Ricardo Duarte

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Anapolis e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (1997). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar e também no Ensino de Filosofia. É mestre em Administração (Gestão de Negócios) pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Doutor em Difusão do Conhecimento - na Universidade Federal da Bahia - UFBA. É Professor Adjunto I da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da tecnologia e da inovação, educação, responsabilidade social, filosofia e ética profissional, tecnologia de informação, educação a distância, gestão do conhecimento e redes sociais.

Lattes
Gunther Josuá Costa

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2003). Atualmente, é professor do colegiado da Engenharia de Produção junto a UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, nas áreas de Engenharia do Produto, Metrologia e núcleos temáticos em Projeto e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas (enfoque: acessibilidade e projeto de cadeiras de rodas) e Ferramentas de Apoio à Telessaúde (em desenvolvimento), bem como seus desdobramentos em projetos de extensão universitária (PROEXT do MEC). Em paralelo as atividades de ensino e extensão, é um dos membros estruturantes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UNIVASF junto a Rede NIT-NE. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto; Ciência,Tecnologia e Inovação; e Meio Ambiente/Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Produto (metodologias, estratégias de ecodesign (DfE), fim-de-vida de produtos industriais); Produção mais Limpa e Sistema de Gestão Ambiental/ISO 14001; e Gestão da Tecnologia e Inovação (NTIC´s e SAD em Serviços de Saúde; Prospecção tecnológica; Propriedade Intelectual: patentes e direitos de autor; Tansferência de Tecnologia e Licenciamento).

Lattes
João Alves Silva Júnior

Bacharel (2012) e mestre (2014) em matemática, pela UFPE. Atualmente professor assistente 1A da UNIVASF, trabalhou anteriormente na UFPE, na FAMASUL e no IFPE como professor temporário.

Lattes
Jose Luiz Moreira Carvalho

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é Professor Adjunto III do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, realizando trabalhos principalmente nos seguintes temas: Gestão da Qualidade; Coordenação da Qualidade; Gestão do Desenvolvimento de Produto; Sistemas Agroindustriais; Integração Multifuncional e Cadeias Produtivas.

Lattes
Kamilla Rayane Brito Souza

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Alagoas (2016), com intercâmbio no Departamento de Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra (2013). Atualmente é Professora do colegiado de Engenharia de Produção da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), lecionando as disciplina de Pesquisa Operacional I e II, Logística, Logística de Distribuição e Simulação dos Processos Produtivos. Experiência em Gestão da Produção, Desenvolvimento de Produto e Gestão de Processos (BPM). Tem interesse em Pesquisa Operacional e Gestão de Processos (BPM), além de uma enorme paixão pela Logística e Cadeia de Suprimentos.

Lattes
Lucimar Pacheco Gomes da Rocha

Possui graduação em Quimica Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2001) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professora efetiva com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise heterogênea, reações catalíticas, processos, adsorção, química analítica e físico-química.

Lattes
Marcio Pazetti

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IFT-UNESP) (2007). Tem experiência na área de Física , com ênfase em Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica Estatística e Relatividade Geral aplicadas aos Cristais Líquidos Nemáticos. Função Zeta aplicada a Teorias de Cordas. Pseudomecânica, Teoria de DKP, Supercampos e Supersimetrias para estudos de spins inteiros, semi-inteiros e fracionários.

Lattes
Nildo Cassundé Júnior

Engenheiro Civil (UPE/POLI, 2001), especialista em Finanças Corporativas (UFPE/MBA, 2004) e mestre em Economia (UFPE, 2006). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) vinculado ao colegiado de Engenharia de Produção.

Lattes
Paulo José Pereira

Possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002) e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Desde 2005 é Professor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Regressão, Análise de Sobrevivência, Análise de Séries Temporais e Estatística Experimental.

Lattes
Thiago Magalhães Amaral

Doutor em Engenharia de Produção, na subárea de Sistemas de Informação e Decisão, pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e mestrado em Engenharia de Produção, na subárea de pesquisa operacional, na Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência nas áreas de Engenharia Biomédica, Engenharia Clínica, Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Manutenção. Professor Assistente da UNIVASF no curso de Engenharia de Produção.

Lattes
Vivianni Marques Leite dos Santos

Graduação em Engenharia Quimica (1997), mestrado na área de Processos Químicos Industriais - Engenharia Química (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Professora assistente (substituta) na UFPE e colaboradora na Faculdade Osman Lins, além de coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, em 2003 e 2004. Professora efetiva na UNIVASF desde 2005. Coordenadora do Colegiado Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção no biênio 11/2009-10/2011. Atualmente, professora-adjunto IV do Colegiado de Engenharia de Produção-UNIVASF e coordenadora da CPA/UNIVASF. Atua principalmente nos seguintes temas: biocombustíveis e agroenergia, redes neurais artificiais, modelagem molecular e meio ambiente. Desde o doutorado desenvolve projetos na área de educação, participando de comissões de avaliação de ensino e como integrante de projeto para estudo de metodologias e ferramentas para melhoria do ensino e redução da evasão em cursos de engenharias.

Lattes