Equipe 

Docentes

Alan Francisco Carvalho Pereira

Alan Francisco Carvalho Pereira possui Mestrado em Ciências Econômicas, com ênfase em Economia Agrícola, pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECON) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). Atualmente é Professor Assistente A, com dedicação exclusiva, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e Professor Formador II na Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (SEaD/Univasf). Contém publicações e pesquisas nas áreas de economia agrícola, pobreza, concentração de renda e mercado de trabalho no meio rural..

Lattes
Alex Vieira Alves

Alex Vieira Alves Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2002). Atualmente é Professor de Direito da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário e Direito do Trabalho.

Lattes
Ana Cristina Gonçalves Castro Silva

Ana Cristina Goncalves Castro Silva é Docente do Colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e avaliadora do sistema nacional de avaliação do ensino superior do Ministério da Educação (MEC/INEP). Doutora em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Engenharia Mecânica [2008 - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE]. Engenheira de produção mecânica [2004 - Faculdades Integradas Ipitanga em parceria com o SENAI] e Técnica em refrigeração e ar condicionado [1998 - CEFET/PE]. Atuou como Analista de Processos Tecnológicos no SENAI-CIMATEC (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia) no Setor de Gestão da Produção/Logística como Docente em cursos de Tecnologia e Engenharias, além de consultorias para organizações industriais. Atuou como Engenheira de Produção na Indústria e Gerente de Fábrica. Atuou também como Coordenadora/Supervisora de Manutenção em Empresas de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, com ênfase em Gestão da Produção, Qualidade, Produtividade e Engenharia de Manutenção.

Lattes
Ângelo Antônio Macedo Leite

Ângelo Antônio Macedo Leite possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Regional do Cariri (1999) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: PCP, APLs, Organização do Trabalho, Educação e Tecnologia.

Lattes
Antônio Pires Crisostomo

Antônio Pires Crisóstomo possui graduação em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), com estágio sanduíche na University of Sussex, Reino Unido. Atualmente é professor Adjunto III e Pró-Reitor de Gestão e Orçamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Entre suas áreas de pesquisa se destacam as de Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional e Controle Estatístico da Qualidade.

Lattes
Beto Rober Bautista Saavedra

Beto Rober Bautista Saavedra possui graduação em Matemática pela Universidade Nacional Mayor de San Marcos (1987), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, ensino e jogos lúdicos.

Lattes
Carlos Antônio Freitas da Silva

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Lattes
Edson Tetsuo Kogashi

Edson Tetsuo Kogachi é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela FEI (1986), especialização em Administração de Serviços pela UFBA (2002), mestrado em Gerenciamento de Tecnologias Limpas pela UFBA (2008) e em doutoramento no programa PEI/UFBA (início 2016). A partir de 2014, Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) atuando no colegiado de engenharia de produção na área de simulação de processos produtivos e logística. De 2010 a 2014 Professor no Centro Universitário Estácio - FIB para turmas de graduação em engenharia mecânica e de produção lecionando materiais de construção mecânica, máquinas hidráulicas, sistemas hidráulicos e pneumáticos, máquinas de fluxo, processos de fabricação I e II, fadiga, gerenciamento da manutenção, logística e engenharia de métodos. Atuação de 1986 a 2014 na área industrial sendo. Entre 1997 e 2014 no Grupo Paranapanema S.A. (Caraíba Metais) na coordenação de manutenção e gestão de contratos de serviços de infraestrutura, de 1994 à 1997 na gerência de operações pela Ticket Grupo de Serviços Divisão - Infra 4, no gerenciamento de serviços de infraestruturas para empresas do polo petroquímico de Camaçari/BA, entre 1988 e 1994 na área de planejamento da obra de ampliação da unidade Eteno II da COPENE (atual Braskem) e setor de manutenção da CEMAN, Central de Manutenção de Camaçari (atual ABB) e de 1986 à 1988 em obras e paradas de manutenção em refinarias, fábricas de papel e celulose.

Lattes
Fabiana Gomes dos Passos

Fabiana Gomes dos Passos é doutoranda em Engenharia Industrial na Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Pesquisa Operacional na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2013). Graduação em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF (2010) e Licenciatura em Matemática na Universidade de Pernambuco - UPE (2008). Professora Assistente B - NÍVEL 1 na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) das disciplinas Pesquisa Operacional, Sistema de Informação e Logística de Distribuição nos cursos de Engenharia de Produção e Administração. Docente na área de Planejamento e Controle da Produção na especialização lato sensu de Gestão de Sistemas Agroindustriais pertencente ao curso de Engenharia de Produção da UNIVASF.

Lattes
Fernanda Santos dos Anjos

Fernanda Santos Carvalho dos Anjos possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2002), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é professora adjunto I da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química do estado condensado e química analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: membranas de quitosana, cinética de adsorção, termoquímica de adsorção, quitosana, adsorção de corantes, remoção de metais pesados, corantes de águas e proteínas.

Lattes
Francisco Alves Pinheiro

Francisco Alves Pinheiro possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2006) e doutorado em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é colaborador no grupo dinamizador seguramente da Associação Portuguesa para a Qualidade e professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, onde coordena o Colegiado do Curso de Engenharia de Produção e o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais. Também é professor no Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP e tem contribuído no Ensino à Distância como professor nos cursos ligados à Administração Pública e como Ouvidor da SEAD/UNIVASF. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, agrotóxico, certificação, higiene e segurança do trabalho, envelhecimento e trabalho.

Lattes
Francisco Ricardo Duarte

Francisco Ricardo Duarte possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/1997). Em Filosofia, pela Faculdade Católica de Anápolis (FCA/2010) e em Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/2018). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR/2004). Especialista em Metodologias de Ensino da Filosofia, pela Universidade Gama Filho (UGF/2010). Também Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Gestão por Competências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA/2018). Mestre em Administração (Gestão de Negócios) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/ 2002). Doutor em Difusão do Conhecimento - pela Universidade Federal da Bahia (UFBA,2012). É Professor Adjunto IV da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Administração e Educação, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da tecnologia e da inovação, educação, responsabilidade social, filosofia e ética profissional, tecnologia de informação, educação a distância, território e gestão do conhecimento e gestão pública. Desde 2012 vem atuando como Secretário de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), onde tem implementado inúmeros cursos de graduação e pós-graduação. Atuou como coordenador do Bacharelado em Administração Pública, nessa mesma universidade, de 2013 a 2017, quando o curso foi reconhecido com NOTA 5. Atualmente é Coordenador Adjunto do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UNIVASF.

Lattes
Gunther Josuá Costa

Gunther Josuá Costa é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2003). Atualmente, é professor do colegiado da Engenharia de Produção junto a UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, nas áreas de Engenharia do Produto, Metrologia e núcleos temáticos em Projeto e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas: acessibilidade e projeto de cadeiras de rodas e Agronegócio: inovação tecnológica (segmento industrial vitivinicultor). Em paralelo as atividades de ensino e extensão, foi um dos membros estruturantes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UNIVASF junto a Rede NIT-NE. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto; Agronegócio: meio ambiente e sustentabilidade, e Gestão da Tecnologia e Inovação (Prospecção tecnológica; Propriedade Intelectual: patentes e direitos de autor; Transferência de Tecnologia e Licenciamento). Tutoria em EaD (matemática licenciatura) pela Secretaria de Educação a Distância - SEAD/UNIVASF (2012-2013). Atualmente, dedica-se complementarmente a pesquisas nas áreas do conhecimento em capacidades dinâmicas de inovação e resiliência organizacional..

Lattes
João Alves Silva Júnior

João Alves Silva Júnior é Bacharel (2012) e mestre (2014) em matemática, pela UFPE. Professor assistente da UNIVASF desde 2017, atua no ensino principalmente de disciplinas matemáticas do ciclo básico das engenharias. Tem interesse em temas ligados à área de fundamentos da matemática e da computação: lógica matemática, teoria dos conjuntos, teoria dos tipos, etc.

Lattes
José Luiz Moreira de Carvalho

José Luiz Moreira de Carvalho possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é Professor Associado II e Coordenador do Colegiado Acadêmico de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, realizando trabalhos principalmente nos seguintes temas: Gestão da Qualidade; Coordenação da Qualidade; Cadeias Produtivas; Sistemas Agroindustriais; Empreendedorismo; Integração Multifuncional e Gestão do Desenvolvimento de Produto.

Lattes
Lucimar Pacheco Gomes da Rocha

Lucimar Pacheco Gomes da Rocha possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2001) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professora efetiva com dedicação exclusiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas: catálise heterogênea, reações catalíticas, processos, adsorção, química analítica e físico-química.

Lattes
Marcio Pazetti

Márcio Pazetti possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2001), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2003) e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IFT-UNESP) (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada e Física das Partículas Elementares e Campos. Atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de Mecânica Estatística para transições de fase, Relatividade Geral aplicada aos Cristais Líquidos Nemáticos e Supercampos e Supersimetrias para estudos de spins inteiros, semi-inteiros e fracionários.

Lattes
Nildo Ferreira Cassundé Júnior

Nildo Ferreira Cassundé Junior é Professor Adjunto II e membro do Colegiado de Engª de Produção da Univasf. Doutor em Administração (PROPAD/UFPE 2015); Mestre em Economia com ênfase em Comércio Exterior e Relações Internacionais (PIMES/UFPE 2006); MBA em Finanças Corporativas (MBA-DA/UFPE 2004) e Engº Civil (POLI/UPE, 2001). Parecerista de eventos e periódicos. Professor responsável pelas áreas de agronegócio e gestão econômico-financeira, membro permanente tanto da Especialização quanto do Mestrado em Gestão Pública da Univasf, assim como da Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais. Fundador do Observatório do Agronegócio. Pesquisador com ênfase em indicadores socioeconômicos e na análise das dinâmicas do agronegócio exportador do Vale das Frutas. Quando profissional de mercado, atuou como consultor financeiro com foco em análise de investimentos enquanto atuava como professor pelo DECON/UFPE.

Lattes
Paulo José Pereira

Paulo José Pereira possui graduação em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2002) e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Desde 2005 é Professor da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Demografia, Análise Regressão, Análise de Sobrevivência, e Estatística Experimental.

Lattes
Thiago Magalhães Amaral

Thiago Magalhães Amaral é Engenheiro Biomédico, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção na área de Pesquisa Operacional formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Gestão Hospitalar pelo Hospital Sírio Libanês. Tem experiência nas áreas de Engenharia Clínica, Gestão Hospitalar e Gerenciamento de Projetos. Atualmente, pesquisador nas áreas de Decisão Multicritério, Simulação de Processos Produtivos, Gestão das Operações em Saúde, Gestão da Tecnologia e Inovação e Gestão Hospitalar. Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco no curso de Engenharia de Produção. Possui cursos de aperfeiçoamento em Telemedicina na University of Virginia (EUA) e em Gestão Hospitalar pela Japan International Cooperation Agency (Japão). Professor visitante no Lean Enterprise and Systems na University of Tennessee. Chefe de Planejamento do Hospital Universitário da UNIVASF. Possui curso de formação de avaliadores do Sistema Brasileiro de Acreditação - ONA para hospitais. Professor da Pós-graduação em Sistemas Produtivos Agroindustriais e do Mestrado em Administração Pública da UNIVASF.

Lattes
Vivianni Marques Leite dos Santos

Vivianni Marques Leite dos Santos possui Graduação em Engenharia Química (1997), mestrado em Engenharia Química (2000), na área de Processos Químicos Industriais, e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Professora-Associado III na UNIVASF. Atualmente Diretora Institucional de Inovação Tecnológica. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação no ponto focal UNIVASF. Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em nível de Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial. Experiência e formação complementar em Propriedade Intelectual no Japão. Presidente das Comissões Avaliadoras de Pedidos de Patente e de Pedidos de Registros de Programa de Computador sob titularidade da UNIVASF. Docente efetiva do Mestrado Profissional em Gestão Pública no ano de 2017. Editora chefe da Revista Indicação Geográfica e Inovação (INGI). Docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UNIVASF de 2012 a 2017. Coordenadora do Colegiado Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção no biênio 11/2009-10/2011 e da CPA/UNIVASF no período de 11/2011 a 03/2016. Líder do grupo de pesquisa: "Propriedade Intelectual e Inovação em Processos, Produtos e Serviços, desde 2009". Experiência nas áreas: Gestão Ambiental, Gestão da Inovação, Agroenergia, Reciclagem, Impactos Ambientais e Modelagem Molecular. Também experiência como docente pesquisadora, orientadora e coordenadora em cursos na modalidade EaD.

Lattes
Ziel Ferreira Lopes

Doutor (com bolsa CNPq) e Mestre (com bolsa Capes/PROEX) em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na linha de pesquisa em Hermenêutica, Constituição e Concretização de Direitos, sob orientação do Professor Doutor Lenio Luiz Streck. É integrante do grupo de pesquisa Hermenêutica Jurídica, vinculado ao CNPq, do DASEIN - Núcleo de Estudos Hermenêuticos, e do Historiar! Núcleo de Estudos Hermenêutico-Constitucionais. Membro da Associação Brasileira de Direito Processual. Tem experiência na área de teoria do direito, com ênfase em hermenêutica jurídica, teorias do discurso e da argumentação, em diálogo com disciplinas como direito processual civil, direito constitucional e acesso à justiça. Realiza pesquisas sobre como melhorar a deliberação judicial, especificamente sobre problemas como desacordos jurídicos, polarização e capacidades institucionais.

Lattes